O que é e como funciona a psicoterapia?
A Psicoterapia é um serviço de cuidado, que se encontra dentro da Psicologia Clínica. Ela busca, através do diálogo, do acolhimento empático e da escuta qualificada, promover, junto ao cliente, possibilidades de compreender e elaborar questões que afetam sua vida como um todo.
Durante as sessões, o terapeuta realizará intervenções para que o cliente reflita sobre as questões trazidas e desenvolva autonomia e habilidades para lidar com seus problemas.
Vale ressaltar que o cliente poderá falar abertamente sobre tudo, sem medo de julgamentos e com a certeza do sigilo profissional. Tudo o que for falado ficará apenas entre cliente e terapeuta.
O psicólogo tem um papel de facilitador nesse processo de autoconhecimento que, para cada um, será único. Podemos pensar que fazer terapia é fazer parte de um trabalho artesanal, construído em conjunto a cada encontro entre psicólogo e cliente.
É um processo que demanda comprometimento e coragem, para olhar para si mesmo e compreender e enfrentar questões que lhe afetam e que, através da psicoterapia , poderão ser transformadas e ganhar um novo significado.
O que é e como funciona a psicoterapia?
Você já se sentiu sobrecarregado para lidar com seus problemas? Você sofre com ansiedade, vive estressado, tem dificuldades para comunicar o que sente, está com problemas no relacionamento, no trabalho, na família, tem dificuldades para lidar com a comida, se sente inseguro ou está com baixa autoestima? Se você respondeu que sim, saiba que essas são apenas algumas das queixas que a terapia pode te ajudar.
Ingressar em um processo terapêutico te possibilitará desenvolver autoconhecimento, permitindo que você conheça melhor quem você realmente é e o que realmente deseja, tomando consciência da influência que o mundo e as pessoas a sua volta podem estar exercendo em suas escolhas.
Abaixo cito mais alguns benefícios da terapia:
Tratar patologias clínicas
A terapia é altamente indicada para o tratamento de diversas patologias clinicas, como por exemplo depressão, dependência química, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares e outros. O tratamento busca auxiliar na recuperação diante desse tipo de sofrimento, muitas vezes, atuando de forma interdisciplinar, ou seja, em conjunto com outros profissionais da saúde.
Desenvolver autoconhecimento e autoconfiança
O processo terapêutico pode contribuir para um maior autoconhecimento do sujeito e, consequentemente, para a construção de mais autoconfiança diante de situações desafiadoras. Muitas pessoas encontram dificuldades em lidar com o novo, com o desconhecido, o que pode acabar gerando angústia, medo, ansiedade e sofrimento. Através de um processo de autoconhecimento, é possível que cada um compreenda mais sobre si e sobre o que lhe afeta, tendo a oportunidade de trabalhar tais questões e aprender a lidar melhor com essas situações quando elas ocorrerem.
Conhecer seus sentimentos e desenvolver formas de lidar com eles
Compreender o papel que os sentimentos ocupam em nossas vidas, aprender a nomeá-los e identificar quando aparecem, faz parte de um movimento de olhar para si e buscar se conhecer melhor. Muitas vezes somos inundados por sentimentos que tomam conta de nossa vida e passamos a agir de forma nociva para nós e para aqueles que nos rodeiam. Conhecer seus sentimentos e aprender a lidar com eles, é uma maneira de retomar o controle de sua vida e escolher como agir diante das situações que lhe ocorrerem.
Estabelecer relações mais saudáveis
Somos seres sociais, que interagem e necessitam de relações interpessoais para sobreviver. Diante disso, é de extrema importância compreendermos o papel dessas interações, como elas agem em nossas vidas e como nossos comportamentos afetam os outros, assim como os comportamentos dos outros nos afetam. Aprender a definir limites, se priorizar e se valorizar faz parte dessa construção de uma relação mais saudável consigo mesmo e com aqueles que estão ao redor.
Psicoterapia online
A psicoterapia online não se difere da modalidade presencial em termos de eficácia, suporte e qualidade. O trabalho em ambas será feito com muito comprometimento e muita ética. No mais, a modalidade online pode oferecer ainda alguns benefícios, como por exemplo:
Mais praticidade e economia de tempo
As sessões podem ser feitas sem a necessidade de locomoção do cliente até o terapeuta, havendo assim uma janela maior de possibilidades de horários e menos imprevistos que poderiam afetar o tempo de atendimento. Além disso, poder realizar o atendimento em um lugar onde o cliente se sente seguro, como sua casa, por exemplo, é um ponto muito favorável para a aderência de muitos ao processo terapêutico.
Liberdade geográfica
Existe a possibilidade de realizar sua sessão de qualquer lugar do mundo, permitindo que o terapeuta te acompanhe independente do local em que você se encontre. O cliente não fica restrito, podendo se deslocar e cumprir compromissos, sem a necessidade de remarcar consultas.
Sigilo
Tudo o que for falado no atendimento online também estará sob total sigilo e segurança, respondendo aos mesmos requisitos do atendimento na modalidade presencial. Fora isso, para algumas pessoas, ser visto entrando ou saindo de um consultório de psicologia pode gerar certo desconforto, o que não acontece na modalidade online.
Eficácia
Além dos benefícios apontados acima, estudos já comprovam que a eficácia do tratamento na modalidade online não é afetada, não havendo prejuízo algum no processo terapêutico que é realizado dessa maneira, podendo ainda, contribuir para uma maior aderência por parte do cliente, devido à facilidade e praticidade dos encontros.
.png)